Trindade realizou com êxito audiência pública sobre PPA e LOA

Trindade está celebrando os Festejos da Sagrada Família
24 de setembro de 2015
Secretaria de Educação adota medidas de contenção de despesas
28 de setembro de 2015

Trindade realizou com êxito audiência pública sobre PPA e LOA

DSC_0946Com a presença de uma multidão de servidores municipais, representantes de órgãos, instituições e sociedade civil, foi realizada na última quinta-feira (24) em Trindade a revisão do PPA – Plano Plurianual (2014/2017) e a Elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual do Município (2016) que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.

A audiência teve a fiscalização do departamento de Controle Interno Municipal – Marcos Luiz, e foi apresentada pelo Contador Josivaldo Rufino, tirando as dúvidas e esclarecendo todos os pontos sobre os temas.

Presente ainda o vice-prefeito Jaécio Sá (PSD) representando o prefeito Dr. Everton Costa (PSB) que esteve em viagem administrativa, secretários municipais, a exemplo da secretária de Finanças Dra. Conceição Barros, do secretário de Educação Juka Sá, da secretária de Ação Social Rosilene Miranda (Mana).

O Controlador Interno Marcos Luiz, destacou a importância da participação da população na audiência. “Estamos a cada ano buscando viver com ordem cada prazo solicitado, fiscalizando o município e trazendo a revisão e a elaboração junto da sociedade, refletindo sobre os anseios da população, mas que também esteja alinhado com a realidade orçamentária do município”, disse.

DSC_0917

Foram debatidos estratégias dispostas aos trabalhos e investimentos do município, um planejamento que é feito e executado no período de 04 anos que somam os programas de governo para a melhoria e qualidade de vida da população seja na educação, saúde, no desenvolvimento social, nos direitos e proteção as crianças, adolescentes e idosos, agricultura, entre todos os temas necessários para o desenvolvimento de Trindade.

DSC_0915

O que são PPA e LOA?

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do Governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

Trata-se de um plano que orienta a atuação do governo em suas diversas áreas. O PPA é organizado em programas e ações, que devem ser estruturados de acordo com as diretrizes estratégicas de governo e a disponibilidade de recursos.

A gestão do PPA tem por objetivo viabilizar os compromissos assumidos com a sociedade, por meio do monitoramento e acompanhamento da execução das metas previstas, e da avaliação, com foco em resultados, das políticas públicas implementadas.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Da Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Trindade