Secretário de Educação de Trindade Juka Sá destaca-se no fórum da UNDIME em Recife

Prefeito de Trindade recebe das mãos da presidente Dilma chaves de três ônibus escolares
12 de abril de 2013
Prefeito de Trindade esteve em agenda no Recife com o secretário estadual de saúde e o deputado Ricardo Costa para conhecer novas instalações de saúde
12 de abril de 2013

Secretário de Educação de Trindade Juka Sá destaca-se no fórum da UNDIME em Recife

Na condição de Dirigente Municipal de Educação Juka Sá, que está à frente da Secretária de Educação de Trindade, foi escolhido para o cargo de Vice-Presidente Regional da UNDIME Sertão do Araripe e a Secretária de Educação de Ouricuri Professora Cristina Ivana Pereira Lins do Amaro como membro do Conselho Deliberativo.

Juka apoio a chapa do professor Horácio Reis que é Secretário de Educação de Paulista que venceu com 51 votos contra 16 obtidos pela chapa 2. Professor Horácio foi eleito novo Presidente da UNDIME para o período 2013∕2015.

E a 2ª vez que Juka ocupa cargo na diretoria da UNDIME, pois em 2005 quando esteve à frente da Secrataria de Educação, foi escolhido para representar a Região do Araripe.

História da UNDIME

A União dos Dirigentes Municipais de Educação teve início em Recife, no ano de 1986. A UNDIME surgiu, nacionalmente, inserida na luta pela redemocratização nacional, com forte intervenção em defesa das eleições diretas para Presidente da República e pela aprovação de princípios norteadores de uma política educacional qualificada, no contexto da nova Constituição Federal promulgada em 1988.
Hoje a entidade é interlocutora imprescindível junto ao MEC, mantém uma relação de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação, dialoga com as organizações de prefeitos, com os Conselhos Nacional e Estadual de Educação, participa efetivamente do Fórum Nacional de Educação, numa luta incessante pela oferta a educação como um direito humano: na perspectiva da garantia de acesso e permanência com sucesso para todos. Daí o papel desempenhado na mobilização pela aprovação do FUNDEB com a inclusão das creches, pela criação dos Conselhos Municipais de Educação, por uma política justa para o transporte escolar, pela busca de caminhos para o desenvolvimento da Educação no Campo, pela agilidade na elaboração do PAR, na organização da Conferência Nacional de Educação e na construção do Regime de Colaboração, sempre reafirmando a autonomia da educação municipal numa relação de parceria com os demais entes federados, como prevê a Constituição.
MISSÃO DA UNDIME/PE:
“Ser um espaço de mobilização, articulação e formação dos Dirigentes Municipais de Educação, tendo em vista a garantia do direito à educação escolar com qualidade social, integrando-se nessa luta, ao conjunto das forças democráticas da sociedade brasileira”.
PLATAFORMA DE TRABALHO PARA GESTÃO 2013/ 2015
I – Fortalecer a organização regional para interiorização da UNDIME/PE;
II – Estimular a criação de Fóruns Municipais de Educação e mobilizar os Dirigentes em função da realização das Conferências Municipais de Educação, com posterior participação nas Conferências Estadual e Nacional;
III – Consolidar a trajetória histórica da Instituição:
·Gestão Colegiada;
·Formação dos Dirigentes Municipais de Educação, tendo como referência os marcos legais e a Gestão Educacional;
·Autonomia no gerenciamento da educação municipal.
IV – Preservar a unidade política no interior da UNDIME, mantendo um grupo diretivo autônomo e soberano;
V – Contribuir na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação;
VI – Se apropriar e disseminar os resultados da pesquisa sobre os impactos causados pela seca na educação dos estudantes do semiárido pernambucano;
VII – Lutar pela efetivação do Regime de Colaboração no Estado.