Atribuições da Secretaria

As atribuições da Secretaria Municipal da Agricultura de Trindade são:

I – implementação de interação com diversas entidades afins para promover as ações de fortalecimento e firmar as políticas de desenvolvimento sustentável de programas agropecuários no nosso município;

II – acompanhar a aplicação das diretrizes estabelecidas pelo respectivo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável que atuará sob sua coordenação visa fomentar o desenvolvimento de atividades alternativas de renda, buscando melhor qualidade de vida dos agricultores e seus familiares, e executar obras e serviços de infraestrutura agrícola.

III – realizar parcerias com outras Secretarias do município para:

– Promover serviços e ações de extensão rural, de assistência técnica especializada e de promoção do associativismo rural;

– Desenvolver atividades, ações, projetos e programas em parcerias com órgãos estaduais e federais de esfera pública ou privados e, juntamente com cooperativas agrícolas e empresas de fomento à produção agropecuária através da integração;

– Promover e executar a política de educação ambiental, promover e executar cursos, seminários, palestras de capacitação e de profissionalização dos agricultores, especialmente voltados para a prática da administração da propriedade rural e à agregação de atividades econômicas alternativas junto às propriedades rurais, especialmente a produção de produtos agroecológicos, atuação conjunta com os demais órgãos da governança do nosso município, junto às propriedades rurais;

– Promover ações e atividades voltadas à proteção, preservação e recuperação de pastagens degradadas para disponibilizar sustentabilidade aos animais de produção.

Biografia do Secretário

Ednaldo Costa Cardoso nasceu em Trindade-PE, no dia 11 de outubro de 1974. Filho de Antonio Cardoso Sobrinho e Maria de Lourdes Costa Cardoso, em Trindade- PE. Iniciou os estudos até o 1º ano do Ensino Médio no ano de 1989, logo foi para Recife-PE terminar o ensino médio em 1991.

Em 1992, optou por realizar trabalhos de comércio no Piauí e Maranhão, e em fins de 1993 retornou para Trindade para trabalhar na Mineradora São Jorge S.A., com o cargo de auxiliar de faturista.

Retornou ao Recife-PE para realizar o curso de Zootecnia pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período em que como acadêmico foi eleito Diretor Presidente da Casa do Estudante de Pernambuco no Biênio de 2000-2002.

No ano da formatura, em 2004, começou sua primeira atuação no campo profissional no Assentamento da Reforma Agrária São João, conjuntura MST no Distrito de Santa Rita em Ouricuri-PE, com 19 (dezenove) famílias. Em 2005, iniciou a segunda etapa com extensão rural através de um convênio entre Prefeitura Municipal de Trindade e o IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco como técnico de Campo.

Em 2008, recebeu o convite para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura de Trindade, ficando até 2012. Depois seguiu realizando trabalho em laticínio em Araripina-PE. Em janeiro de 2014, foi selecionado para fazer parte da COPERATA entidade que realiza cursos de FPR (Formação Profissional Rural) para o SENAR -PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Pernambuco), nas cadeias produtivas avicultura de corte e postura, suinocultura, ovinocaprino, bovinocultura de leite e NRC – Negócio Certo Rural.

Em julho de 2016, constituiu a empresa CPPA SERTÃO PE – Consultoria de Processo e Procedimentos Agropecuários para atuar no Estado do Maranhão, pois conquistou uma vaga de técnico de campo no Programa ABC Cerrado (Agricultura de Baixo Carbono) uma parceria do Banco Mundial e o SENAR – Maranhão para o Arranjo Produtivo de Bovinocultura de Corte, que consiste na aplicação de tecnologias de baixo carbono com práticas de ILPF – Integração de Lavoura Pecuária e Floresta e Plantio Direto, para minimizar impactos dos gases do efeito estufa.

Renovou o contrato no SENAR-Maranhão para realizar ATEG – Assistência Técnica e Gerencial na mesma Cadeia Produtiva de Bovinocultura de Corte. Em maio de 2021, foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Trindade – PE.

Informações da Secretaria

Endereço

  • Rodovia BR 316, KM 58. - Trindade - PE
  • CEP: 56.250-000

Telefones

  • Informação indisponível

E-mail

  • agricultura@trindade.pe.gov.br

Expediente

  • Segunda a sexta-feira, das 7h às 13h