Prefeitura de Trindade intensifica ações em combate a Dengue, Zika e Chikungunya.

Idosos do API se confraternizam e celebram o mês natalino
3 de dezembro de 2015
Trindadenses tem até o dia 11 para Recadastramento do Bolsa Família
8 de dezembro de 2015

Iniciou nessa segunda-feira (07), na Vila São Sebastião de Trindade, uma nova programação em combate ao mosquito Aedes Aegipti que vem causando problemas de dengue, zika e chikungunya. Uma outra ação incluída nesta manhã foi em combate a leishmaniose, através de borrifamento para prevenir os focos da doença.

DSC_1991

Os cuidados e a atenção da Secretaria de Saúde e Obras e Urbanismo do município juntamente com as equipes de Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias tem sido intensificadas e parcerias da comunidade civil organizada tem chegado a todo instante. A ação está ocorrendo em todos os bairros e comunidades da cidade, após recomendação feita aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde.

DSC_1979

De acordo com a empresaria Socorro da ConstruCarlos a ideia é se unir aos órgãos governamentais e ajudar a sociedade a acabar com o mosquito. A estudante de medicina Ana Maria, que está de férias na faculdade, resolveu se unir a causa.

“Precisamos estar atentos. Se cada um fizer sua parte, a população de Trindade estará protegida das doenças”, disse Socorro.

DSC_1969

Daniel Lima coordenador de Vigilância Ambiental frisou que mediante a identificação de suspeito de foco, toda a equipe de combate ao vetor da dengue é alertada e já começa um trabalho de bloqueio daquele indivíduo com o objetivo de proteger a população e fazer com que o vírus não se instale no município. As equipes de endemias realizam visita domiciliar em vários pontos da cidade, e conseguem apoio dos Agentes de Saúde para orientar ainda mais a população. Também são informadas os cuidados diante do acúmulo de água parada e lixo.

DSC_2040

Ainda segundo ele, um dos maiores problemas são acúmulos de lixos em terrenos baldios, jogados por alguns moradores que não seguem as normas dos serviços de limpeza urbana, como também diversos pneus velhos em muitas ruas e avenidas. “A comunidade precisa ajudar de forma conjunta, pensando em todos”, frisou Daniel.

DSC_1972

A programação continua, participe das próximas ações:

10/12 – Trevo

14/12 – Vila São Pedro

17/12 – Bairro São Geraldo

Horário: 08:00hs da manhã

Local de encontro: De frente a Prefeitura de Trindade.

DSC_1997

Parceiros:

Clubes de Serviços Lions e Leo Clube de Trindade; Funerária VIP; Rádio POP Brasil, ConstruCarlos e imprensa blogueira.

Entenda a microcefalia

A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As consequências mais comuns da doença são alterações no desenvolvimento neurológico, distorções na face, atraso na coordenação motora e alterações na fala. Segundo o Ministério da Saúde, casos de microcefalia estão sendo causados pelo zika vírus.

ASCOM / TRINDADE