ENTENDA PORQUE O POVOADO DO JUÁ PERTENCE AGORA A OURICURI

CONSELHEIROS TUTELARES DE TRINDADE TOMAM POSSE
8 de janeiro de 2020

ENTENDA PORQUE O POVOADO DO JUÁ PERTENCE AGORA A OURICURI

De acordo com o trabalho de pesquisa feito pelo Mapa Demográfico e o IBGE, o povoado do Juá foi entregue aos cuidados do município de Ouricuri.

Por conta disto, foi realizado uma audiência pública, nesse domingo (29) pelo prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, com a presença do secretário municipal de Trindade Charles Gerlane (Administração), do vereador irmão Everaldo, e do chefe do FUMAPE Marcos Leite, no distrito.

Em conversa com a imprensa, o prefeito de Trindade, Dr Everton Costa, informou que procurou mais informações junto ao Ministério Público. A promotoria da cidade disse que é preciso cumprir a lei, e que a lei determina que o povoado do Juá fosse repassado para o município de Ouricuri. Sendo assim, Ouricuri cuidará de toda parte de saúde, educação, transporte escolar, limpeza pública, iluminação, entre outros.

Mas o prefeito Dr Everton se compromete em mesmo com tudo isso, dar assistência na saúde, em relação a Urgência/Emergência que a população do povoado do Juá vier a precisar, com a UPA e Hospital Municipal.

Mesmo com a entrega do Juá, a cidade de Trindade ganhou ainda mais território, devido todo o Povoado da Bonita passar a ser da Capital do Gesso.

“O município de Trindade está apenas cumprindo a lei, e lei é para ser respeitada”, disse Dr Everton.

SAIBA MAIS:

Uma parte do Juá contemplava Trindade e com a nova demarcação de terras feita, quando foram nos registros históricos e do advento do GPS (monitoramento por satélite), uma comissão de Ouricuri e Trindade se reuniram e foram ver essa nova demarcação, mostrando que todo o Juá fica realmente dentro do município de Ouricuri.

O município de Trindade atendia o povoado do Juá com todas as políticas públicas exigidas por lei.

O IBGE chamou as Prefeituras para identificar que no próximo ano, em 2020, mesmo que a população do Juá fale que lá pertence a Trindade, o próprio GPS identificará que lá pertence a Ouricuri e não a Trindade, ou outro município mais próximo.

Diante de tudo isso, o prefeito de Trindade Dr Everton Costa, juntamente com o secretário de Administração Charles Gerlane e o secretário de Indústria, Comércio e Mineração Marcos Pereira Lima, procuraram o prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos para uma possível permuta, mas o prefeito de Ouricuri disse que já que o povoado é de Ouricuri, que a lei assegura isso, a cidade de Ouricuri irá em 2020 dar todo suporte, assumindo portanto a responsabilidade do distrito.