Em Trindade mutirão contra Dengue, Zika e Chikungunya ganha repercussão com ações de enfrentamento

EDUCAÇÃO DE TRINDADE REALIZA III SEMINÁRIO DO PNAIC – 2015
16 de dezembro de 2015
CAPS de Trindade celebra o Natal
18 de dezembro de 2015

Em Trindade mutirão contra Dengue, Zika e Chikungunya ganha repercussão com ações de enfrentamento

A Prefeitura de Trindade realizou durante agendamento de ações diversos mutirões na cidade para combater focos do mosquito Aedes aegypti. O objetivo da ação é identificar locais de proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya, feitas nos bairros e centro da cidade com orientação aos moradores (porta a porta com panfletagem), dedetização nas casas, tratamento na água e limpeza geral com máquinas e caçambas.

DSC_2653

A campanha teve grande repercussão e recebeu, inclusive, a equipe da TV Grande Rio, filiada da rede Globo, para acompanhar a ação que tem sido destacada em toda a região do Araripe como um dos municípios mais atuantes a trabalhar num grande enfrentamento de combate ao mosquito.

DSC_2628

Nesta manhã (17), a equipe das Secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo, unida aos agentes de endemias e saúde, LIONS, LEO CLUBE, imprensa e sociedade civil organizada estiveram no bairro São Geraldo.

DSC_2618

“Estamos intensificando o trabalho de prevenção pedindo a colaboração da população nesse processo. É importante que todos contribuam colocando tampas nas caixas descobertas, para que não se tornem um criadouro do mosquito da dengue. É necessário também confirmar se não há nenhuma calha entupida ou vasos de plantas que acumulem água.” – disse Daniel Lima, coordenador dos Agentes de Endemias na cidade.

DSC_2665

DADOS:

Em Trindade não houve casos notificados de dengue no ano de 2013, já em 2014 foram 07 casos suspeitos e descartados, e em 2015, foram 51 casos suspeitos com apenas 02 confirmados, sobre Zika e Chikungunya não houve notificações. Os bairros atualmente com maiores infestações do mosquito é o São Sebastião; Trevo; São Pedro e São Geraldo que recebem atenção diária dos agentes de endemias. Sobre os casos de microcefalia 05 casos suspeitos, 01 caso descartado e os demais sendo investigados.

ASCOM – TRINDADE