Com apoio do CISAPE, municípios do Araripe realizarão Conferência Intermunicipal de Educação – Trindade – PE

Evento é etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), marcada para o primeiro semestre de 2018.

Dirigentes e representantes das Secretarias de Educação de oito municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Araripe – CISAPE: Trindade, Ipubi, Ouricuri, Exú, Santa Cruz, Bodocó, Moreilândia e Granito, estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (20), no gabinete do prefeito Túlio da cidade de Bodocó, para montar o regimento e definir a programação da Conferência Intermunicipal de Educação do Araripe que será realizada no dia 01 de dezembro de 2017, na cidade de Ouricuri.

Na oportunidade foram também montadas as equipes de trabalho e definidas as salas temáticas que deverão ser discutidas na conferência. Carlos Antônio, secretário de Educação de Bodocó e articulador regional da União dos Dirigentes de Educação de Pernambuco – UNDIME-PE, foi escolhido pelo grupo como coordenador geral dos trabalhos na conferência.

A ideia de unir os oitos municípios em uma única conferência partiu de uma conversa com a equipe da UNDIME e colegas secretários, pois sabemos das dificuldades financeiras que os municípios estão passando e isso é uma forma de diminuir drasticamente os custos na realização do evento, a exemplo; na contratação de palestrantes e materiais gráficos, sem contar na agilidade que teremos, realizando coletivamente.” Disse Juka Sá, secretário de Trindade e membro titular do Conselho Nacional de Representantes dos Secretários de Educação.

Durante o encontro os voluntários da pátria serão eleitos os delegados que vão representar a região na Conferência Estadual, prevista ainda para acontecer este ano, também em preparação à Conferência Nacional de Educação (CONAE), marcada para o primeiro semestre de 2018.

Em preparação ao evento nacional, a Conferência Intermunicipal do Araripe discute como temática central a Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE), e do Plano Nacional de Educação (PNE), que têm como foco o monitoramento, a avaliação e a proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Da Assessoria de Comunicação (Fotos e reportagem Diones Antonio)